Título do Artigo -     MAÇONARIA UMA SOCIEDADE SECRETA?

 

Autor : ÂNGELO ROBERTO BOZZO E-mail : yuriadt@ig.com.br
  Loja do Autor : Loj.'.Estrela de Adamantina U.F. Adamantina - SP
  Outros dados :

 ______________________________________________________________             

  Atenção : Comentários sobre o artigo , dirija-se ao autor através seu  e-mail . 
                Se quiser, com cópia para o WebMaster . 
______________________________________________________________
 


 MAÇONARIA UMA SOCIEDADE SECRETA?

Aprende-se casualmente que trata-se de uma sociedade secreta, cujos terríveis segredos nunca são revelados. Na maçonaria não existe segredo e sim sigilo, como qualquer instituição ou empresa.

Ainda existem aqueles que dizem que os maçons, estão ligados a ritos satânicos, origem de toda riqueza.

Embora lutemos pelo aperfeiçoamento dos costumes, a moral maçônica não é a mesma moral profana, moral em nossa instituição não traduz comportamento comum, mas uma atitude espiritualizada, o comportamento que cultiva fraternidade, o amor, a tolerância o respeito.

Existe por certo um grande segredo na maçonaria, está ele no coração na mentalidade e no espírito dos maçons.

Apesar de tais nobres e sublimes fins, a maçonaria muitas vezes, foi, e ainda é incrivelmente caluniada e apontada como sendo uma conglomeração de sectários fanáticos.

Tem até que faz oração de renúncia caso já tenha tido qualquer contato com essa doutrina falsa, para ficar mais claro afirmo a estes que: “ a maçonaria não é religião nem ciência, menos ainda político, entretanto abrange todos os aspectos da religião, da ciência e da política ( nós temos que crer em Deus para ser Maçom e não ser Maçom para crer em Deus )”.

Apesar de que na maçonaria exista um ritual de iniciação (ou batismo como muitos afirmam), é através deste simbolismo que todos os iniciados na Sublime Ordem, tem a ansiedade de obter os ensinamentos pelos quais todos tantos esperam.

Muitos dizem que quem entra na maçonaria tem que fazer um juramento sob ameaças terríveis. O juramento maçônico toma a Deus como testemunha, e tem por finalidade mostrar a sinceridade maçônica.

A maçonaria é um lugar onde existe a igualdade entre os homens, onde os humildes são exaltados e os poderosos descem dos seus “pedestais” para trabalharem ombro a ombro.

E tudo no mundo que nasce para semear o bem e a fraternidade, às vezes é mal compreendido. Haja vista Jesus Cristo que só falava em amor e união entre os homens, e foi crucificado.

É o que observo a partir de “ O HOMEM QUE DEU O SORRISO AO MUNDO”, Dom Angelo Roncalli ou João XXIII ( o Papa da tolerância religiosa, do respeito ao direito mais sagrado do homem:- o livre arbítrio), é que, como o Concílio Ecumênico Vaticano II, com o decreto “Unitalis Reintegratio”, o diálogo que se estabelece, a tolerância rende o seu culto do livre arbítrio, a pessoa humana é salva guardada em seus direitos de opções, odeia-se o pecado mas não o pecador e não mais é renovada a bula de excomunhão.

E graças a Deus, já houve diálogo de alta cúpula eclesiástica e maçônica do que resultou o que se segue:- O NOVO CÓDIGO DE DIREITO CANÔNICO DA IGREJA CATÓLICA, FOI PROMULGADO NO DIA 25 DE JANEIRO DE 1.983, FESTA DE CONVERSÃO DE SAULO OU PAULO, E ENTROU EM VIGOR NO DIA 27 DE NOVEMBRO DO MESMO ANO. E NÃO FOI ABOLIDO SOMENTE O CANON 2.335, DA PENA DE EXCOMUNHÃO, MAS TODOS OS 14 CANÔNES QUE SE REFERIA A MAÇONARIA E AOS MAÇÔNS.

E não é, como se poderia pensar, uma suposta ANISTIA geral, mas um reconhecimento de fato, de que a Ordem maçônica autêntica e tradicional não maquina contra a igreja e que seus princípios não se opõe aos dela.

E assim, faz-me mister que a nossa ordem, com urgência urgentíssima  e fiel dos legítimos ideais maçônicos, provoque o diálogo destituído do orgulho e revestido da humildade de João XXIII em prol da paz, da felicidade de viver, das liberdades em seu bom sentido e da salvaguarda das dignidade humanas para que, todos unidos, possamos perseguir o ideal “Reforma do indivíduo para o bem estar moral, espiritual e material dos povos”.

 Angelo Roberto Bozzo.

Loja Estrela de Adamantina

Oriente Adamantina-SP

E-mail : yuriadt@ig.com.br

 

  Observações . :

______________________________________________________________

 

E-mail ao WebMaster de Lojas Maçônicas - São Paulo - SP